Muitas meninas me questionam se é possível usar jeans no ambiente de trabalho e minha resposta é: DEPENDE! Depende do trabalho que você exerça, depende do modelo do jeans, depende da combinação que vai montar com a calça jeans etc.
Então não dá pra simplesmente generalizar o uso da peça sem chamar atenção para esses pontos antes de arriscar ficar fora do padrão. Então vamos a um guia mais simplificado.
1. COMO É SEU AMBIENTE DE TRABALHO?
Tem muitas profissões que não exigem tanta formalidade quanto a advocacia, então isso precisa ser analisado para ver se o jeans é um empecilho ou não. Mesmo na advocacia em si, há cargos que não exigem de tratamento direto com clientes o que pode ser mais favorável ao uso do jeans.
2. MENOS É MAIS !
Quanto menos detalhes e lavagem o jeans tiver mais possibilidades no ambiente de trabalho você terá. Jeans muito claro, com aplicações, taxas, brilhos etc é melhor deixar para o momento de lazer.
Além disso, uma coisa a ser verificada é o corte! Vale a pena escolher cortes clássicos, ou seja, cinturas mais altas, para evitar assim mostrar demais em um ambiente que não é momento para que isso aconteça.
![]() |
![]() |
3. ACERTE NO LOOK!
Já que a calça jeans é uma peça tipicamente informal, uma dica é mesclar ela com peças mais clássicas como camisas de alfaiaria, blazer ou qualquer peça que remeta a uma formalidade maior.
![]() |
4. OCASIÃO
Saber usar no momento certo é uma questão de bom senso de analisar "esse é o momento para usar uma peça mais informal?", se for uma reunião com um cliente a resposta será NÃO, se for para uma sexta casual pode ser que seja SIM, então vale a pena analisar a ocasião antes de montar o look.
Então podemos utilizar sim o jeans no escritório, mas para isso é bom ter cuidado com a informalidade, concordam?
Nenhum comentário